Novidades Releases

Asia Shipping promove primeiro encontro de facilitadores do OEA, um programa da Receita Federal que visa segurança na cadeia logística

Publicado em 12/2016

Nos dias 14 e 15 de Dezembro, a Asia Shipping promoveu em São Paulo o primeiro encontro de facilitadores OEA, Operador Econômico Atualizado, um programa da Receita Federal, criado para aumentar a segurança na cadeia logística. Ao todo, participaram do treinamento 11 facilitadores, que passaram a ser os representantes em suas respectivas filiais. Além destes facilitadores homologados a Asia Shipping realizará treinamentos a todos os colaboadores. Para isso, a Asia Shipping adquiriu uma plataforma de ensino a distância-EAD, que proporcionará a todos a condição de realizarem cursos dos mais diversos temas relacionados a processos e procedimentos internos, sobre comércio exterior, inclusive sobre o Programa OEA.

 Sobre o “Programa OEA”, o objetivo do programa, segundo a Receita, é capacitar as empresas que atuam no comércio exterior a trabalhar com controle, segurança e conformidade no combate ao terrorismo, crime organizado e fraudes.  O Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA) surgiu em 2015, inspirado nas normas criadas pela  Organização Mundial de Aduanas, depois dos atentados de 11 de setembro, e no que as aduanas batizaram de AEO – Authorized Economic Operator, que já está implementado em diversos países, como Suécia, Suíça, Turquia, Taiwan, Japão e Alemanha.

“Em 30 dias, o time global da empresa deve estar treinado e, com a plataforma de ensino à distância, vamos poder treinar periodicamente os colaboradores a respeito de procedimentos de segurança, conformidade (compliance) e processos internos”, disse Alexandro Ferreira, um dos coordenadores do projeto.  Na visão de Silvana Antunes, que também trabalha na coordenação do projeto, demonstrar rígidos controles é fundamental para o posicionamento da empresa no mercado.